quinta-feira, março 16, 2006

Blue Cheer - Vincebus Eruptum (1968)

"Pode parecer estranho afirmar que um álbum com pouco mais de meia hora de duração, e tendo quase metade deste tempo ocupado por versões, seja considerado "essencial". Mas o que conta no "Vincebus Eruptum", trabalho de estréia do BLUE CHEER, é o pioneirismo de ter sido considerado um dos primeiros discos de "Heavy Metal" da história, definição que particularmente não concordo, pois em minha opinião o que eles faziam era uma espécie de Blues-Rock amplificado, recheado de wah-wah's e distorcido até o limite do possível e imaginável, sem se importar muito com a técnica propriamente dita, ao contrário do THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE, CREAM e THE WHO.

Além destes três, é certo que na época já existiam bandas experimentando sonoridades mais radicais, como por exemplo THE TROGGS, e em relação a riffs "pesados", desde 1964 o pessoal do THE KINKS já vinha tocando "You Really Got Me". Mas no quesito "esporro sonoro", sem dúvida o BLUE CHEER deixa todos os citados a anos-luz de distância, e ainda por cima antecede dois luminares do gênero, que são o MC5 e o STOOGES.

(...)

Analisado friamente, as músicas diferem entre si quase que somente nas introduções, e se tratam de uma mera desculpa para uma espécie de jam-session caótica e atonal, executada com muitíssimo vigor por um guitarrista que compensava sua deficiência no instrumento com altíssimas doses de distorção (sem usar nenhum pedal de efeito!), um vocalista que aparentava estar no limite de suas cordas vocais, ao mesmo tempo em que mantinha basicamente os mesmos acordes de baixo, e um baterista que "socava" sua bateria com muita fúria.

Tal fúria era tão intensa, que Pete Townshend confessaria ter ficado assustado com a banda, que abriu um show do THE WHO na Califórnia, em 21 de fevereiro de 1968."

(Marcos A. M. Cruz, na coluna "Hardão Setentista", do site Whiplash! Veja a matéria completa aqui)



Tracklist: Summertime Blues / Rock Me Baby / Doctor Please / Out of Focus / Parchment Farm / Second Time Around

Download: http://rapidshare.de/files/15686039/
blue_cheer_-_1968_-_vincebus_eruptum.rar.html

5 comentários:

Anônimo disse...

Estive procurando este album durante uns 15 anos. Obrigado, por realizar um dos meus sonhos.

Anônimo disse...

thank you but link is dead.

Anônimo disse...

yeah is dead!! ):
the links of the other bands above are dead too...damn it
no funciona...
subanlos otra vez, por favor!

Anônimo disse...

esse arquivo rar tem senha .por favor repasse a senha!!!!This file has password

mrborges30@hotmail.com

Anônimo disse...

linko el morte

el poop-o