Captain Beyond - Sufficiently Breathless (1973)
O Captain Beyond foi um dos grupos mais subestimados dos anos 70. Não digo isso por conhecer todas as bandas da época ou por querer dar uma de cool. Eu falo porque SIM, o Captain Beyond foi um dos grupos mais subestimados dos anos 70 e ponto final. E digo mais: em sua breve existência conseguiu dar de 10 a 0 em muita bandinha meia-boca que é endeusada até hoje.
O disco de estréia do grupo, que leva o nome da banda (também chamado de Tomorrow Came Sooner Than Expected), é um clássico: músicas interligadas, um peso enorme, pitadas de jazz e progressivo e letras viajantes fizeram do debut um dos meus discos favoritos da década de 70. O problema do Captain Beyond foi justamente estrear com um disco tão foda, mas tão foda, que qualquer outro álbum viria a ser exaustivamente comparado com o primeiro. E foi justamente o que aconteceu com o segundo lançamento, Sufficiently Breathless.
Não que o segundo disco seja horrível. Longe disso, por sinal. Mas é que a mudança foi tão perceptível que aqueles que esperavam um segundo round na pancadaria sonora tiveram um choque ao perceber que aquele não parecia ser o Captain Beyond do primeiro álbum. E quem torceu o bico o fez de babaca, pois o álbum é ótimo e merece ser ouvido com calma e atenção. Músicas como 'Bright, Blue Tango', 'Evil Men', 'Drifting in Space' e 'Starglow Energy' são fodas demais e não deixam nada a desejar aos petardos do disco homônimo. E pra quem ainda não ouviu nada do Captain Beyond, sugiro começar com esse disco. Ao menos você se poupa do trabalho de tentar entender o porquê da mudança sonora e, de quebra, depois saboreia o clássico com mais gosto ainda.
Download: http://lix.in/08868ba2